Notícias
Notice: Undefined variable: img_topdestaque in /var/www/clients/client0/web11/web/wp-content/themes/correiodigital/content.php on line 18
Montadoras operam com apenas 20% da capacidade

Montadoras operam com apenas 20% da capacidade

domingo, 14 de Maio de 2017

[ad_1]


fonte: GERJ

 

 

Montadoras operam com apenas 20% da capacidade
No ano passado, as montadoras produziram 60,6 mil caminhões, o mais baixo volume em 17 anos. Em 2015 foram 74 mil e, no ano anterior, 140 mil. Nos primeiros quatro meses de 2017 saíram das linhas de montagem 21,6 mil unidades, o que representa uma recuperação de 6,5% em relação ao mesmo período de 2016. Ainda assim, as fábricas operam com apenas 20% da capacidade produtiva.

Assim como ocorre com os automóveis, o que tem ajudado a produção a reagir são as exportações. De janeiro a abril as vendas externas de caminhões aumentaram 43,3% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, somando 8.313 unidades.

As vendas internas, no entanto, estão 24,1% inferiores no comparativo com os números de 2016, com 13,1 mil unidades.

“Pelo menos o telefone voltou a tocar e estamos recebendo novas consultas”, diz o diretor da Mercedes-Benz, Luiz Carlos de Moraes, também vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A previsão da entidade é que, somando caminhões e ônibus, deverão ser vendidos até dezembro 65,6 mil veículos dos dois segmentos, pouco acima dos 61,7 mil do ano passado.

Para a produção é esperada alta de 26%, para 100 mil unidades, das quais 34,4 mil devem ser exportadas. A Argentina ficará com pelo menos metade desses veículos para atender a demanda de sua economia que deve crescer 3% este ano.

Retomada moderada. Moraes espera que a recuperação das vendas comece a partir do segundo semestre. “Será uma retomada moderada”, adianta. Entre os fatores que devem ajudar a reverter a queda atual ele cita a volta do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e a provação das reformas da Previdência e trabalhista, ambas apoiadas pela Anfavea.

“A reforma trabalhista vai trazer modernização nas relações entre empresas e trabalhadores, vai reforçar os acordos negociados e vai valorizar as ações dos sindicatos”, afirma o presidente da Anfavea, Antonio Megale. “Haverá um impacto positivo nas decisões de investimentos futuros no País”.

Caminhões parados

Cerca de 200 mil caminhões estão parados nas empresas de transporte de cargas do País. O número equivale a dois anos e meio de produção, levando-se em conta o que foi fabricado de 2014 a 2016.

A crise econômica que resultou na queda generalizada do consumo e a paralisação de obras por parte de construtoras envolvidas na Lava Jato, assim como da Petrobras, levou a uma ociosidade recorde de veículos que transportam alimentos, eletroeletrônicos, materiais de construção e veículos, entre outros itens.

Pesquisa realizada em janeiro pela Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) constatou que mais da metade das transportadoras brasileiras tinham, em média, 10% de suas frotas paradas. Pelos cálculos do presidente da entidade, José Hélio Fernandes, havia no início do ano pelo menos 200 mil veículos encostados.

O número pode ter reduzido nesses últimos meses em razão da demanda por transporte de grãos, mas, ainda assim, a ociosidade é elevada, avalia Fernandes.

A TSA Cargo, com sede em Guarulhos e filiais em Santos e Campinas, no Estado de São Paulo, mantém quase 20% de sua frota de 180 veículos encostada em quatro pátios. A empresa atua principalmente no transporte de mercadorias importadas ou destinada à exportação. De 2013 para cá, o faturamento caiu à metade, para cerca de R$ 3,5 milhões.

“O setor está em colapso, na UTI, respirando com aparelhos”, define Paulo Scremim, presidente do grupo criado há 25 anos. Dos 420 funcionários que tinha em 2013, quando a crise se aprofundou, a TSA mantém atualmente 270. “Tive de demitir pessoal qualificado, alguns deles estavam na empresa há 20 anos”, informa o empresário. “Assim que ocorrer uma recuperação do mercado, vou recontratar o que for possível.”

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo (Setcesp), Tayguara Helou, além dos caminhões parados, aqueles que continuam operando circulam com pouca carga, impedindo assim que a operação seja superavitária. “O desdobramento disso será a falta de capacidade do setor em investir em renovação de frota, infraestrutura, treinamento de pessoal e melhoria da qualidade”.

Helou ressalta ainda que, para não retornar de uma entrega com o caminhão vazio, empresas com frota própria (que não utilizam transportadoras) aceitam “qualquer preço” para transportar mercadorias e, com isso, puxam para baixo o preço do frete.

“Transportar carga mal remunerada é um perigo constante, pois a empresa perde a capacidade de fazer a manutenção nos veículos e de operar com pessoal mais qualificado”, afirma.

Sócio da Braspress -, empresa de transporte de cargas fundada há 40 anos por seu pai e hoje com 93 filiais por todo o Brasil e frota de 2.350 veículos próprios e 1,6 mil terceirizados -, Helou afirma “nunca ter visto crise tão forte no setor”. Para Fernandes, da NTC&Logística, somente quando a indústria aumentar a produção e o comércio reagir, “a roda voltará a rodar”.

Para o sócio da consultoria PricewaterhouseCoopers, Marcelo Cioffi, mesmo que o mercado melhore ao longo dos próximos meses, “as transportadoras primeiro vão colocar os veículos que estão parados na rua, para depois renovar a frota”.

A recuperação da produção, portanto, pode levar mais tempo já que transportadoras e empresas com frota própria detêm 65% da frota de caminhões que circulam pelo País. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem registrados 1,67 milhão de caminhões aptos a realizar fretes, segundo dados atualizados neste mês.

Renovação. Roberto Cortes, presidente da fabricante de caminhões e ônibus MAN Latin América, cita o exemplo dos atacadistas que, segundo ele, tradicionalmente renovavam suas frotas a cada dois anos. “Ultimamente eles deixarem de ir às compras” por causa da redução da entrega de mercadorias em geral

Na área de logística, a frota em uso normalmente tinha entre dois e três anos, mas agora a idade está na faixa dos seis anos o que, na opinião de Cortes, não é condizente com o negócio desse segmento. “Quando o nível de confiança melhorar e questão política se equalizar, esses clientes vão voltar, pois não é interessante para eles manter caminhões velhos”, diz o executivo.

[ad_2]

Source link

domingo, 14 de Maio de 2017

Mais recentes

preocupado-sergio-moro-da-forte-aviso-aos-carcereiros-de-lula

Preocupado, Sérgio Moro dá forte aviso aos carcereiros de Lula

Preocupado, Sérgio Moro dá forte aviso aos carcereiros de Lula Preocupado Conforme as informações do jornal “Zero Horas” do Rio Grande do Sul, foram definidos quatro pessoas para terem acesso à sala onde o ex-presidente se encontra, que fica no último andar do prédio. No próprio sábado (7), quando já se esperava a chegada de […]

sexta-feira, 13 de Abril de 2018

gleisi-esta-chorando-muito-lula-nao-vai-aguentar-ele-nao-vai-suportar-isso-esta-sofrendo-muitovao-matar-ele

Gleisi está chorando muito! “Lula não vai aguentar, ele não vai suportar isso, está sofrendo muito,vão matar ele”

Gleisi está chorando muito! “Lula não vai aguentar, ele não vai suportar isso, está sofrendo muito,vão matar ele” Gleisi está chorando muito- Gleisi se comove e chora – A turma do PT está arrasada, principalmente os seguidores de Gleisi Hoffmann que, ainda estão acampados em próximos a seda da Policia Federal em Curitiba. Hoje, sexta […]

sexta-feira, 13 de Abril de 2018

video-explode-na-web-vao-matar-lula-dentro-da-cadeia

Vídeo explode na web “Vão matar Lula dentro da cadeia”

Vídeo explode na web “Vão matar Lula dentro da cadeia” Estão envenenando Lula – um vídeo está circulando na web fazendo um grande alerta, vão matar LULA. O Partido dos Trabalhadores (PT) pede ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, cuidados especiais no preparo das refeições na prisão temendo pela segurança do ex-presidente do Brasil, […]

sexta-feira, 13 de Abril de 2018

ciro-gomes-invade-aonde-lula-esta-preso-vou-meter-bala-em-quem-entra-no-meio

Ciro Gomes invade aonde lula está preso ” Vou meter bala em quem entra no meio”

Ciro Gomes invade aonde lula está preso ” Vou meter bala em quem entra no meio” Ciro Gomes invade aonde lula está preso juíza Carolina Moura Lebbos é a responsável pela custódia do ex-presidente e é tida como uma magistrada muito rígida e que segue a risca todos os procedimentos da carceragem da Polícia Federal […]

sexta-feira, 13 de Abril de 2018

senadora-re-na-lava-jato-moro-seu-covarde-nos-vamos-invadir-esse-pais

SENADORA RÉ NA LAVA JATO: “MORO SEU COVARDE, NÓS VAMOS INVADIR ESSE PAÍS”

SENADORA RÉ NA LAVA JATO: “MORO SEU COVARDE, NÓS VAMOS INVADIR ESSE PAÍS” SENADORA RÉ NA LAVA JATO Acusada na Lava-Jato (juntamente com seu marido) de receber R$ 1 milhão de forma ilegal, a senadora usa e abusa do foro privilegiado e não mede as palavras ao atacar as autoridades do país. A senadora disse que […]

sexta-feira, 13 de Abril de 2018

bomba-gilmar-mendes-pode-perde-seu-cargo-ainda-hoje

BOMBA! Gilmar Mendes pode perde seu cargo ainda hoje!!

BOMBA! Gilmar Mendes pode perde seu cargo ainda hoje!! Gilmar Mendes-O presidente João Ricardo Costa da Associação dos Magistrados do Brasil, disse em uma entrevista ao Estadão, que pediu a saída urgente de Gilmar Mendes que, segundo ele “está muito mais interessado em resolver o ‘seu problema’ em relação ao seu envolvimento na Operação Lava Jato do que em […]

sexta-feira, 13 de Abril de 2018

forca-tarefa-da-lava-jato-reage-de-modo-contundente-a-fala-de-gilmar-mendes

Força-tarefa da Lava Jato reage de modo contundente à fala de Gilmar Mendes

Força-tarefa da Lava Jato reage de modo contundente à fala de Gilmar Mendes Força-tarefa da Lava Jato- Suprema Corte brasileira, o ministro Gilmar Mendes afirmou que a corrupção teria chegado ao Ministério Público Federal, em alusão ao papel desempenhado por procuradores federais da maior operação anticorrupção em toda a história do país, no combate aos […]

sexta-feira, 13 de Abril de 2018

Cármen Lúcia e General acabam de assumir relacionamento para o Brasil

Cármen Lúcia e General acabam de assumir relacionamento para o Brasil

Cármen Lúcia e General acabam de assumir relacionamento para o Brasil encontro entre Cármen Lúcia e general- No entanto, um fato chama atenção. Já nesta sexta-feira, Cármen Lúcia se encontrará com, o general Mourao .A questão é que o motivo da reunião para assumir relacionamento que ninguém sabia A ministra foi a responsável por dar […]

sexta-feira, 13 de Abril de 2018

misterioso-encontro-entre-carmen-lucia-e-general-pode-mudar-o-brasil-inteiro

Misterioso encontro entre Cármen Lúcia e general pode mudar o Brasil inteiro!

Misterioso encontro entre Cármen Lúcia e general pode mudar o Brasil inteiro! Misterioso encontro entre Cármen Lúcia e general- No entanto, um fato chama atenção. Já nesta sexta-feira, Cármen Lúcia se encontrará com o ministro da Defesa, o general Joaquim Silva e Luna e a advogada-Geral da União, Grace Mendonça. A questão é que o […]

sexta-feira, 13 de Abril de 2018

policia-federal-acaba-de-transferir-lula-para-outro-pais-vamos-acabar-com-a-graca-de-uma-vez-afirma-pf

Policia Federal acaba de transferir Lula para outro Pais, “Vamos acabar com a graça de uma vez, afirma pf “

Policia Federal acaba de transferir Lula para outro Pais, “Vamos acabar com a graça de uma vez, afirma pf “ PF se irrita – O telefone da Sede da Policia Federal não para de tocar, moradores ao redor estão impacientes com o circo do PT, liderado do Gleisi e Lindemberg, ambos Senadores da Repúblicas, possivelmente […]

quinta-feira, 12 de Abril de 2018

mulher-de-coronel-investigado-pagou-obra-da-filha-de-temer-com-dinheiro-vivo

Mulher de coronel investigado pagou obra da filha de Temer com dinheiro vivo

Mulher de coronel investigado pagou obra da filha de Temer com dinheiro vivo A informação foi revelada ao jornal por Piero Cosulich, dono da Ibiza Acabamentos, uma das fornecedoras de materiais utilizados na obra da filha de Temer. O empresário confirmou que Maria Rita realizou os pagamentos “em espécie” dentro de sua loja. Um dos […]

quinta-feira, 12 de Abril de 2018

forca-de-sergio-moro-ecoa-no-stf-e-ministro-surpreende-colegas

‘Força’ de Sérgio Moro ‘ecoa’ no STF e ministro surpreende colegas

‘Força’ de Sérgio Moro ‘ecoa’ no STF e ministro surpreende colegas Sérgio Moro- Ele sempre estava votando junto com Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, mas, dessa vez, mudou de lado e votou com os outros ministros, vencendo a votação. Após Gilmar Mendes, mais uma vez, massacrar a Operação Lava Jato […]

quinta-feira, 12 de Abril de 2018

irmaos-sao-flagrados-se-pegando-e-caso-choca-a-familia

Irmãos são flagrados se “pegando” e caso choca a família!

Irmãos são flagrados se “pegando” e caso choca a família! Irmãos são flagrados Dois irmãos, sendo um rapaz de 20 anos e uma adolescente de 16, foram flagrados se pegando. O fato aconteceu no hoje, no município de Chapadão do Sul-MS. Os jovens são irmãos por parte da mãe, e segundo a polícia, não foram […]

quinta-feira, 12 de Abril de 2018

apos-luta-por-manuela-eliana-descobre-doenca-e-gravacoes-do-sbt-sao-canceladas

Após luta por Manuela, Eliana descobre doença e gravações do SBT são canceladas

Após luta por Manuela, Eliana descobre doença e gravações do SBT são canceladas Muito querida pelo público, a loira teve que conviver com esse drama, mas conseguiu vencer. Sua filha nasceu muito saudável e os telespectadores ficaram felizes de participarem do que para muitos é considerado um milagre. Outro problema, no entanto, assola a vida […]

quinta-feira, 12 de Abril de 2018

sapo-gigante-de-90-kg

Sapo gigante de 90 kg é encontrado no Rio Mogi em Pradópolis

Um aborígene malaio encontrou um sapo de 90 kg – o que é praticamente o tamanho de uma criança de quatro anos. O batráquio colossal foi encontrado perto de um rio na região montanhosa de Gemencheh, na Malásia. Um turista inglês chegou a ver o bicho e, espantado, perguntou ao malaio se ele estaria disposto […]

quinta-feira, 12 de Abril de 2018

aecio-neves-acaba-de-ir-parar-no-hospital-e-noticia-triste-abala-o-brasil

Aécio Neves acaba de ir parar no hospital e noticia triste abala o Brasil!

Aécio Neves acaba de ir parar no hospital e noticia triste abala o Brasil! Aécio Neves acaba de ir parar no hospital O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi levado ao Hospital Santa Lúcia, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (12), informa o G1. Ele teve um mal-estar e está acompanhado por familiares. O boletim médico ainda […]

quinta-feira, 12 de Abril de 2018

proxima-a-decisao-do-supremo-palocci-ameaca-dois-ministros-e-intimida-corte

Próxima à decisão do Supremo, Palocci ameaça dois ministros e intimida Corte

Próxima à decisão do Supremo, Palocci ameaça dois ministros e intimida Corte Palocci ameaça dois ministros Palocci foi preso através das investigações da Operação Lava Jato e se encontra na cadeia a cerca de um ano e meio. Há um tempo tentando que seu habeas corpus fosse julgado, o ex-ministro ficou revoltado quando Lula ”furou […]

quinta-feira, 12 de Abril de 2018

quebra-pau-entre-juiz-sergio-moro-e-cristiano-zanin-acaba-dando-errado

Quebra pau entre Juiz Sérgio Moro e Cristiano Zanin acaba dando errado!

Quebra pau entre Juiz Sérgio Moro e Cristiano Zanin acaba dando errado! Quebra pau entre Juiz Sérgio Moro e Cristiano Zanin O depoimento trata de e-mails que estavam no computador de Odebrecht. O empreiteiro conta que está avaliando cerca de 600 mil documentos para colocar em jogo na sua delação premiada. Logo no início da […]

quinta-feira, 12 de Abril de 2018

bomba-palocci-vai-delatar-ministros-dos-tribunais-superiores-ainda-hoje

BOMBA! Palocci vai delatar ministros dos tribunais superiores ainda hoje!!

BOMBA! Palocci vai delatar ministros dos tribunais superiores ainda hoje!! Na delação em que está negociando com a Polícia Federal, Palocci promete revelar alguns dos principais clientes de sua empresa de consultoria, diz O Globo. “Ele confessaria ter usado sua influência para favorecer esses clientes no governo em troca de milionárias propinas. Palocci citaria pelo […]

quinta-feira, 12 de Abril de 2018

viuva-de-domingos-montagner-quebra-o-silencio-e-surpreende-com-depoimento

Viúva de Domingos Montagner quebra o silêncio e surpreende com depoimento

Viúva de Domingos Montagner quebra o silêncio e surpreende com depoimento Viúva de Domingos Montagner quebra o silêncio- Não teve jeito e o artista, que estava no auge do seu sucesso, acabou falecendo. Domingos era muito querido e sua morte acabou causando comoção nacional. O ator era casado com a produtora teatral Luciana Lima e […]

quinta-feira, 12 de Abril de 2018

carregar mais